Sunday, November 02, 2008

Réquiem Para o Circo - Made in PB (1976)




DOWNLOAD!


Faixas:
01. Declamação (Zé Ramalho da Paraiba)
02. Anjo Branco (Ave Viola)



"Réquiem para o circo - Made in PB", lançado em 1976 e que tem a participação de Zé Ramalho, declamando o "Monólogo do Palhaço" uma adptação do Asilo de Petersen por Luis Carlos Vasconcelos, direção e produção de Eduardo Stuckert.

O compacto é em formato de poster sua capa abre em quatro partes, possui um livreto com 24 paginas ! em duas delas pela primeira vez Zé Ramalho falou sobre os segredos do Ingá, e seu albúm Paêbirú produzido com Lula Côrtes.


O Circo viveu por dois anos durante esta tempo fez o possível para ser fiel à ideía que lhe deu origem. Debaixo do toldo que por algum tempo coloriu uma de nossas avenidas muitas coisas aconteceram.

Houve representações de Teatro; houve concertos de música popular e também Erudita. Houve cantorias a viola, exibições de capoeira e de Bumba meu Boi; nele foram ouvidos os cantos de xangô e de Jurema.

O folclore fazia contraparte com as expressões refinadas da cultura, para que todos os gostos fossem servidos, conferencias, debates, exposicões de arte, havia também bailarinas semi-nuas que rebolavam ao ritmo quente das batucadas. Forrós pelo São João e festas de Natal à luz de velas; carnavais. Beethoven confraterniza com Paulinho da Viola e Luiz Gonzaga fazia duetos com Brahms.

Por dois anos o Circo tentou fazer cultura viva, a cultura alegre e sensual que dá encanto à vida.

Quem sabe dos seus escombros pode surgir uma nova casa de cultura, não a cultura de gravata, mas a cultura amena que faz alegria de viver...

Texto extraído do encarte do Compacto.

Fazer o download de Réquiem para o Circo - Made in PB (1976).

12 comments:

Castaneda said...

Desculpe se esse não é o espaço apropriado, mas como não sabia como te enviar o txt da letra de Anjo Branco, mando por aqui mesmo.
Guardo esse trabalho maravilhoso, mas como não tenho mais aparelho para ouví-lo, estou há mais de 20 anos sem ouvir essa peça. Por isso dedico-lhe como forma de agradecimento, pois a emoção foi e será sempre indescritível.

No post anterior me fiz anônimo, mas renovo-lhe o Grande Abraço.

Carlos Eduardo cegpereira@gmail.com
João Pessoa-PB

Ave Viola - Anjo Branco

1ª parte:

Vagando o espaço entre as estrelas
Um vulto branco emergindo sobre mim
Traz um coraçao na mao esquerda
Nos olhos o colorido de um jardim

(intercalação de vozes: marta nascimento 2x; 3x américo ereno e gilberto nascimento;
4x marta nascimento etc....)

2ª parte

Das entranhas do passado do presente
Chamado do meu eu interior
Tudo que dormia em minha mente
Anjo branco minha nuvem de amor

(esquema da 1ª parte mas invertido)

3ª parte

Vem correr os campos dessa vida
Dá-me a mão na selva espacial
Bebe minha lágrima, dá-me a tua
Vaguemos numa nave de cristal

(esquema da 1ª parte)

Anonymous said...

Olha bicho, não sei se foi nesse blog que eu escrevi sobre uns discos do Manduka impossíveis de achar. Mas, enfim, achei o disco que ele fez com o Naná Vasconcelos em 1975 e já o baixei. O blog é em espanhol (não parei pra olhar o país), e tem informação bem detalhada, incluindo fotos do LP. Espero que gostes do disco (eu mesmo ainda não ouvi pois não estou em casa, mas to aqui vibrando de alegria :))

Segue o link:

http://eldiscorayado.blogspot.com/2007/09/manduka-le-chant-du-monde-ldx-74594.html

Daqui a algum tempo é possivel eu conseguir outros discos dele. Vamos ver.

Abracos

Anonymous said...

só pra adicionar: o disco do manduka é demais.

Augusto TM said...

Olá! Pode até parece estranho, mas mesmo com mais de três anos envolvido com blogs, eu pateticamente, nunca me dei conta do que existia no Brazilian Nuggets. Grande falha a minha, pois perdi um bom tempo para desfrutar do material que você posta por aqui. Parabéns pelo blog, por reunir tamanha quantidade de títulos da música jovem no Brasil. Fiquei admirado ao encontrar aqui coisas que eu já nem me lembrava mais, além de outras que eu nem conhecia. Muito bom! Hoje mesmo quero estar colocando um link do seu blog no meu. Precisamos depois trocar umas figurinhas, pois temos algumas coisas em comum e discos também :)
Parabéns!

Anonymous said...

Parabéns pelo blog, pena que só descobri agora!!!
Visitarei sempre!

said...

bom dia, amigo!
pode ajudar nessa divulgação??
é um lindo festival, por um lindo projeto.
é importante ultrapassarmos os limites da cidade.

http://caostv.blogspot.com/2008/11/festival-pela-rdio-livre-de-nova-iguau.html

Anonymous said...

MARAVILHOSO!!!!!!

Anjo Branco (Ave Viola) é uma das musicas mais fantásticas que ja ouvi!

Parabens pelo Blog sensacional, aguardo mais musicas do Made in PB e o circo doido :)

Anonymous said...

Belo e raro registro, principalmente a narrativa de Zé Ramalho!

Anonymous said...

Muito legal chegar até aqui e encontrar ANJO BRANCO na minha voz e na do Gilberto. Achei que encontraria a gravação original. Obrigada pela divulgação.

Anonymous said...

Anjo Branco é uma composição do Gilberto Nascimento, letra e música, com parceria musical do Dida Fialho. Composta no início de 1976,ano que deu início a formação do grupo AVE E VIOLA, formado por Gilberto Nascimento, vocalista, Firmino,percurcionista, Carlinhos Santos,violão, Paulo Germano, percurssão e Dida Fialho,violão. O som do disco original tem as vozes do grupo citado.E eu, cantava como free lance no grupo.

Ierecê Lucena said...

Fui a primeira cantora do Ave Viola, e até hoje sou grata a Dida e Gil pela composição "Anjo Branco" - uma música pela qual tenho especial apreço. Abs.

Ierecê Lucena said...

Parabéns pelo blog. Muito bacana!